segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Primavera por Hector Othon

Compartilhando...
Enviado por Beth Bear


Em 2009, a Primavera se inicia dia 22 de setembro às 18h18m. Alegria!
Por Hector Othon
Preparação
Inicie a sua preparação para a Primavera enquanto o Sol transita pelo signo de Virgem tanto para concluir os propósitos, metas e trabalhos do inverno, como para formular os propósitos, metas e trabalhos durante a primavera com previdência.
Estes dias antes do inicio da Primavera são fortes e desafiadores, passagem de Estação. O Sol cruza do hemisfério Norte para o hemisfério Sul. O Sol por seis meses reinara no hemisfério Sul, trazendo primeiro a Primavera e depois o Verão.
plantas, pássaros, natureza
Muitas plantas nesta região do trópico de Capricórnio acompanham esta transição acordando do período de seca e inverno, e mostrando suas belezas em resposta a chuva e a Primavera.
Que delicia se permitir curtir a vida que traz a Primavera caminhando no amanhecer nas ruas de São Paulo:
O jacarandá (caroba) inicia seu escândalo de beleza lilás, alegria dos beija-flor, que lembra a chama de renovação de São Germain; as azaléias de branco, salmão, rosa Pink; as primaveras que caem como cachoeiras, ou invadem arvores com vermelho, rosa, salmão; os ipês amarelos, eritrinas e patas de vaca que estenderam sua florida em setembro, até o ano passado floriam só até fim de agosto. Me surpreendi tb com uma segunda florida do ipê branco -reflexo das mudanças climáticas.

Lindo também o amarelo-vermelho do Pau Brasil, o Ipê de Peru (rosa), a Murta (branco)–que embriaga com seu cheiro.
Que lindas as folhas de quase todas as arvores renascendo, brotos, ou adultas com um verde vital e brilhoso. Encantam especialmente as folhas da Sibipiruna, Ipê Rosa e das Paineiras. A Sibipiruna presenteia com seus monges amarelos de chapéu de bruxa marrom.
E os cantos dos passarinhos, ou maravilha da natureza e da vida, cantando a Primavera: sabiá, azulzinho, maritacas, tico-tico, beija-flor, bem-te-vi... Em qualquer quintal, até nas calçadas a generosidade feita fruta: AMORas e pitangas.
Ao caminhar pelas ruas, observo as jardineiras e jardineiros namorando seus jardins encantadores. Curto a alegria deles acompanhando a generosidade que brota de seus jardins. Casualmente nestes dias só tenho visto mulheres, tomara logo apareçam também homens. Tem uma senhora que logo cedo molha suas roseiras, todas em festa... O sorriso dela também anuncia a Primavera.
Consigo ver também nas pessoas a Primavera, uns fazem a dieta das frutas e os crus, outros iniciam exercícios físicos, outros pensam no corte de cabelo, outros nas roupas, outros fazem trabalhos espirituais, cerimônias, balanços, a maioria das pessoas que me cerca está ligada, alegria.
A seguir refletirei sobre informações astrológicas e xamânicas que podem enriquecer este período especial do ciclo solar.

Primavera no hemisfério sul, Sol em trânsito pelos signos de Libra, Escorpião e Sagitário e Calendário Sagrado
Na chegada do Equinócio de Primavera a natureza começa a ficar mais linda e cheirosa, as flores adornam os caminhos. As pessoas sentem vontade de se embelezar e relacionar para desfrutar as noites agradáveis e cheirosas, os dias coloridos de flores, agraciados pelo canto dos passarinhos e pela alegria geral da Natureza.
A Primavera tem duração de três meses, inicia-se com a entrada do Sol no signo de Libra, inclui o trânsito do Sol pelo signo de Escorpião e Sagitário e finaliza com a entrada do Sol no signo de Capricórnio.
No Calendário Sagrado desenvolvido no Brasil no início da Primavera se devem definir metas solares para serem realizadas até a chegada do Verâo. Nos trabalhos xamanicos de equinócio de primavera se acostuma a definir 10 metas, das quais se escolhem 3, e das 3 se escolhe uma, para serem realizadas nesta ordem de prioridade. Mas na frente comento sobre outros possíveis trabalhos nas cerimônias da Primavera.

22 de setembro. Sol em transito pelo signo de Libra - inicio da Primavera (equinócio)
Aqui no hemisfério sul, a Primavera se inicia quando o Sol entra no signo de Libra.
Quando o Sol transita pelo signo de Libra, os relacionamentos estão favorecidos. As pessoas estão mais magnéticas e charmosas, ao andar desfilam seus encantos, atraentes e sedutoras. Sente-se no ar a disposição para o amor, a partilha, a cooperação, os relacionamentos harmoniosos, agradáveis e belos.
Nesta fase, experimenta-se atração pelo outro, e recebem-se aprendizados valiosos sobre a dinâmica da relação.
A cada dia o Sol mais tempo encima do horizonte, e assim como o Sol a disposição pela vida.
O libriano no Sul é agraciado com o entusiasmo da Primavera, que o deixa mais vital e sedutor. O libriano do Sul tem o senso de equilíbrio e harmonia do signo de Libra e a graça e o ímpeto da Primavera.
No hemisfério sul, o Sol entra no signo de Libra no inicio da Primavera, o que lhe propicia ao libriano vitalidade, beleza e cio.
O signo de Libra é regido por Vênus e nele Saturno está exaltado. Vênus oferece ao libriano arte, beleza e equilíbrio. Saturno, senso de responsabilidade, estabilidade, perseverança e valorização da tradição.
Libra é um signo do elemento Ar, associado ao plano mental. Isto propicia ao libriano, inteligência, capacidade de expressão, comunicação e relacionamento. Mas pode dar também um ar de frio e calculista. O libriano privilegia a qualidade e estética do relacionamento, mas que o afeto. O afeto vem em segundo lugar especialmente como troféu da conquista da beleza e harmonia no relacionamento.
Libra é da modalidade Cardinal o que propicia ao libriano iniciativa, decisão, liderança, e a vontade de ficar belo e disposto a contracenar e a realizar o que se propõe.
Libra é da segunda dimensão, o canal mental que permite o relacionamento e a comunicação com o outro. A união da qualidade cardinal e a condição de ser canal da segunda dimensão faz ao libriano incluir nas suas decisões a opinião do outro. Ele considerará o outro, mas no fim decide segundo pensa. Este é uma particularidade que quando bem entendida permite reavaliar a aparente vacilação e dúvida do libriano, na verdade uma possibilidade mais ampla de se ver a si mesmo, incluindo como pessoal, os relacionamentos. É comum associar o signo de Libra com a indecisão e a dúvida. Na minha opinião, isso é uma interpretação equivocada do intuito do libriano incluir ao outro na decisão. O libriano tem por missão celestial a construção equilibrada, bela e justa da relação, assim ele por instinto fará questão de ter em conta a opinião e o ponto de vista do outro. Então, não é que o libriano duvide, seja indeciso ou não saiba o que quer, é que ele valoriza a relação, e assim constrói o seu desejo, tendo em conta o desejo do outro. Não é que ele duvide ou seja indeciso, mas que faz questão de saber o que o outro, com quem se relaciona, quer e deseja, para decidir juntos o melhor para ambos e para todos.
Este período é ideal para trabalhar a qualidade dos relacionamentos e desenvolver as qualidades pessoais que deixem mais aptos para o relacionamento com beleza, harmonia e justiça.


22 de outubro. Sol em trânsito pelo signo de Escorpião -meio da Primavera
Com a entrada do Sol no signo de Escorpião no pleno auge da Primavera, aqui no Sul, se vive a oportunidade do frisson da Primavera - que tudo deixa em flor embriagante, convidativa ao encontro profundo - canal das águas (sentimentos, emoções, tesão) que une aos flechados por Éros.
Escorpião é um canal de troca e comunicação direto e restrito a duas pessoas, por isso tão intenso e desafiador. Observe que os *escorpioninos e escorpioninas do Sul ainda que reservados e cuidadosos, como todo aquele que já nasce ligado na intensidade da relação, é altamente sedutor e magnético, foco irresistível que encanta e atrai como um buraco negro feito pessoa, mas que ao mesmo tempo é fechado, de difícil acesso. Este stop que se experimenta quando se mergulha nos seus olhos, é a oportunidade para se avaliar com responsabilidade o grau de intimidade a que se quer chegar. Para bom observador e experimentador das delicias desta vida, o homem ou mulher de Escorpião do Sul, nasce numa alquimia primaveril que o abençoa com magia, encanto e sabedoria na arte do relacionamento e troca íntima, profunda e molhada de emoções.
Eu sou especialmente adorador das pessoas com Sol, Lua, Mercúrio, Vênus ou Marte em Escorpião, com elas desfruto de uma sensibilidade especial para a troca gozosa a dois.
O bonito da vitalização e expressão do signo de Escorpião enquanto o Sol o visita no hemisfério sul, é a modulação que faz a Primavera que adorna o íntimo, o sexo, o nexo com a magia das flores e a alegria da Natureza. Assim como florescem as plantas, as pessoas na primavera florescem em umidade, fluidos e fragrâncias.
Já os escorpioninos e escorpioninas do Norte que nascem no outono são mais reservados e inacessíveis, o acesso é mais difícil, o caminho menos encantador, o Sol está no Outono.
À medida que a primavera avança e o Sol transita o signo de Escorpião, aprofundam-se os vínculos, inauguram-se as emoções que estremecem o corpo, aumenta o tesão e a vontade de nadar pelas águas do outro... os carinhos, mais ousados; os corpos, dançam mais pegadinhos... As frutas, amadurecidas... as flores com cores mais vivas e sedutoras, e as pétalas duras de tesão... todo magnético e encantado.... A duração do dia (tempo de Sol acima do horizonte) aumenta a cada dia.
Do lado negativo, paralelo as danças, gozos e celebrações, as dores das desilusões, a vingança, a tortura e a agonia dos primitivos, espíritos ainda comandados por mecanismos de controle negativos (que um dia foram adequados, mas que hoje não funcionam), que optam, sem saber, pelo giro sem saída que acredita que o ideal é que o mundo e as pessoas sejam do jeito que se quer, que acreditam que o poder maior é o exercido sobre o outro e o ambiente, quando a saída gozosa só se encontra no exercício do poder sobre si mesmo. As pessoas automáticas nestes mecanismos de comportamento obsoletos tentam viver e trabalhar em conjunto, mas enquanto a dança dos corpos aprofunda os laços, as intimidades, o gozo e espasmos de prazer podem aparecer os conflitos entre vontades, o castigo de não saber lidar com o diferente.
Em Escorpião, o eu preso na consideração, na identificação e nos mecanismos perversos da criança emocional vive as emoções negativas: poder, domínio, controle obsessivo, raiva, traição, vingança, desconfiança, inveja, ciúme, ressentimento, hostilidade e agressão e ao mesmo tempo a triste intuição de que tudo poderia ser diferente, ser Primavera.
Os amantes enquanto mais apaixonados, tem mais possibilidades de sofrer ... porque é no contato íntimo das almas que se percebem as diferenças... Mas ainda que infinita seja a escuridão e a dor, um dia ela termina assim como termina a alegria e a paixão. Na primavera e Escorpião tudo nasce, morre, renasce ou desaparece...
Nesta fase vive-se o mundo das alternâncias, das subidas súbitas do inferno e das quedas do céu. Nesta conjunção de Escorpião com Primavera se nasce quando se penetra, morre-se quando se recebe, até conseguir ser, penetrar e receber em harmonia gozosa, ser Primavera e Escorpião segundo ensina a Natureza manifesta nas terras do Sul.
A passagem do Sol por Escorpião traz maior proteção e generosidade a dança profunda das águas que unem na paixão, o sexo, a intimidade e o amor primaveril.
Uns conseguem estabelecer laços afetivos profundos, danças eróticas que propiciam os nascimentos, outros se estraçalham ao mesmo tempo que se namoram, enquanto os pássaros cantam, as ondas do afeto acariciam os corpos, o vento sela segredos e intimidades.
Na fase do ciclo em que o Sol transita por Escorpião, durante a primavera, curam-se dores, aprende-se a se relacionar com alegria e tesão. Aprende-se o valor da Confiança, a Lealdade e a Fidelidade enquanto se cultiva a festa da vida com liberdade, arte e lucidez.
A delicia, é estar pronto para cultivar as emoções profundas e positivas, no galope acelerado do tesão da Primavera.
O Sol em Escorpião, na Primavera potencializa a regeneração, a saída iluminada da crise pessoal, cura de eventos traumáticos ou questões relacionadas com a morte ou perdas e compreensão dos ajustes de jogo de cintura que a relação pede.
Escorpião e Primavera - flores, frutos, clima quente, encontro, namoro, intimidade, dança gozosa a dois no fio da navalha, de um lado o encanto da vida do outro, a chaticie da vida.

21 de novembro. Sol em trânsito pelo signo de Sagitário. Fim da Primavera
Quando o Sol transita pelo signo de Sagitário, inaugura-se a dimensão do social e dos raios da alma. Logo depois de viver a profundidade emocional do vínculo em Escorpião, estamos em condições de perceber a totalidade, com maturidade e visão, em total sintonia com o esplendor da Primavera.
O indivíduo através da alquimia da relação é queimado no fogo do gozo e inaugura a visão do grupo e da totalidade. Estabelece uma ética e constrói uma visão do mundo e da vida.
Em Escorpião, um dia se morre no ego e renasce-se amoroso, despojado, disposto a comungar com o todo.
Com o Sol em Sagitário, procura-se os mais elevados métodos da experiência e tenta-se compreender o tudo.
Esta é a fase da compreensão e conceitualização; aqui focam-se crenças, teorias, doutrinas morais ou filosóficas, que possam guiar pelo processo da vida e que dêem sentido às várias experiências.
O Sol em Sagitário é a fase de aprendizagem, educação, viagem, peregrinação, ou outras experiências que expandam os nossos horizontes intelectuais e culturais.
Tudo a ver também com Sagitário e o fim da primavera e o inicio do Verão. Todos pensamos em viajar, em sair da rotina e conhecer outros lugares. Temos tempo e disposição para ler, para ir ao cinema, para participar de encontros com grupos e atividades culturais.
No último dia de Sagitário, o dia tem sua máxima duração e o Sol goza de esplendor e plenitude.

Jornada da Primavera no Calendário Sagrado para o hemisfério Sul
No inicio da primavera se trabalha o renascimento, o novo, as decisões, a visão, o lado espiritual. Trabalha-se a vitalidade, a disposição em compartilhar e trocar. Renova-se atitudes. Transmutam-se crenças e costumes.
É rotina definir 10 metas a serem realizadas durante os três meses da Primavera. As metas devem ser enumeradas em ordem de prioridades e assim serem concretizadas.

Segundo o Calendário Sagrado na Primavera se pode trabalhar:
Os começos. É um bom momento para iniciar uma nova vida. Detecte onde adotar novas atitudes, onde se deve morrer. Especialmente observe o que foi amadurecido durante o inverno, o que durante os meses de julho, agosto e setembro foi desejado, anelado, sonhado para sua vida e concretize, realize.
Limpeza. Finalize o período de limpeza, despojamento e purificação facilitado pela passagem do Sol pelo signo de Virgem. Libere tudo o que não estiver sendo usado. Reorganize armários.
Clareza e lucidez. Experimentar rever a vida de uma perspectiva mais ampla. Favorecida a visão. Realizar atividades que ampliem as perspectivas da vida e visão dos próximos três meses. Definir com clareza as metas e propósitos a serem alcançados nos próximos três meses.
Desenvolvimento do Poder Pessoal. Realizar atividades que permitam desenvolver a capacidade de decidir, realizar, tomar atitudes. Bom momento também para trabalhar o Poder de Expressão e comunicação pessoal. Exercícios que propiciem energia, intensidade e persistência.
Relacionamento. Fazer um balanço dos relacionamentos e detectar onde melhorar.
Verdade. Entrar em contato com as verdades pessoais. Libertar-se de mentiras que possam estar ligando a velhos padrões ou costumes que impedem de recomeçar.
Ação no mundo. A Primavera também propicia a habilidade para se trabalhar coisas terrenas desde uma perspectiva espiritual.
Visão. Atividades que permitam ver o mundo com outros olhos, abrir novas perspectivas, novas fontes de criatividade, tornar-se mais otimista, observador, apaixonado ou determinado. Desenvolver a habilidade de enxergar longe, adiante, outros mundos.
Liberdade e o livre arbítrio. Fazer um balanço da vida e checar o seu grau de liberdade e como está fazendo uso de seu livre arbítrio.
A natureza espiritual das coisas. Realizar atividades que permitam desenvolver a visão espiritual da vida e da natureza.
Ritos de passagem de meninos e meninas para a fase adulta.
Autoconhecimento. Examinar o modo pessoal de ser. Checar as crenças pessoais. Detectar as crenças que deverão ser reformuladas ou abandonadas. Cura das atitudes.
Decisão. Iniciativa. Coragem. Trabalhar o poder de decisão e a cura das atitudes a favor de uma vida mais verdadeira, espontânea e atuante.

Presentes da Primavera: tesão, espontaneidade, admiração, vitalidade, espiritualidade, clareza, visão, amplitude, simpatia, novidade, verdade, entusiasmo e criatividade, disposição para se relacionar.


Associações xamânicas e ritualísticas à Primavera:
Primavera no Hemisfério Sul acompanha o Sol em transito pelos signos de Libra, Escorpião e Sagitário
Roda Medicinal Xamânica - Portal da Direção Leste
Caminho espiritual: Iluminação, Clareza e Transmutação
Corpo: Espiritual - vital.
Direção cardinal: Leste
Espírito Guardião: Wabum.
Totem animal: Águia.
Elemento: Fogo.
Temas: Iluminação. Criatividade. Dons e talentos.
Regente: O Sol nascente.
Evocação: " Ó Espírito da Direção Leste, local da iluminação, Portal da Inspiração, da Espiritualidade e do Elemento Fogo - Ilumine-me! ".
Hora do dia: Seis da manhã.
Cores: dourado ou amarelo
Luas: das Árvores Florescentes, Retorno dos Sapos e Plantação do Milho.
Desejo a todos um renascimento primaveril com força suficiente para largar de vez tudo o que os impede de abrir em flor!
Esteja presente, aqui e agora, e celebre a Vida em Milagres.
Tudo perfeito na sua imperfeição
Nada a fazer, fazendo
Agradecimento
Gozo
Ardor
Hector Othon

Nenhum comentário:

Postar um comentário