sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Navaratri Puja: Aspectos femininos da divindade Hindu


Navaratri Puja - Homenagem ao Aspecto Feminino da Divindade
http://omdurganamaha.blogspot.com/


Navaratri Puja
Navaratri ou Dasara - Homenagem ao Aspecto Feminino da Divindade






"Saudações a Divina Mãe Durga, que existe em todos os seres na forma de inteligência, misericórdia, beatitude, que é a consorte do Senhor Siva, quem cria, sustenta e destrói todo o universo".


A adoração de Devi é, portanto, adoração das glórias de Deus, e da grande supremacia de Deus. Ela é a adoração do Todo-poderoso. É desafortunado o ignorante entendimento feito por muito, como sendo Kali devi uma simples deusa Hindu sedenta de sangue. Não! Devi não é um demônio viciado em sangue, nem Ela é propriedade dos Hindus apenas. Devi não pertence a nenhuma religião. Devi é o poder ciente de Deus. As palavras sânscritas ?devi?, e ?shakti?, etc., e as idéias de diferentes formas ligadas com esses nomes, são grandes concessões transmitidas pelos sábios, devido às limitações do intelecto humano; no final das contas, são meios que tem o significado último de Shakti.
A Shakti original ou Adi Shakti está além da compreensão humana. Bhagavan Krishna diz no Bhagavad-gita: ?Isto é apenas Minha natureza inferior. Além disto está a Minha natureza superior, o princípio da vida o qual sustenta o universo?.
Os Upanishads também dizem: ?O Supremo poder de Deus está manifestado em vários modos. Este poder é natural de Deus, manifestando-se como conhecimento, força e energia?.
Aproxime-se d´Ela com amor e abra o coração. Revele o seu coração para Ele com franqueza e humildade. Seja uma criança simples. Mate sem piedade os inimigos como o egoísmo, astúcia, e desonestidade. Faça uma total, ser reserva, e dedicada auto-rendição para Ela. Cante Suas glórias. Repita o Seu Nome. Adore-A com fé e firme devocao. Realize uma adoração especial no dia de Navaratri. Navaratri é a ocasião mais adequada para fazer intensas práticas espirituais. Estes nove dias são muito sagrados para a Mãe divina. Mergulhe pessoalmente na Sua adoração; pratique intensa repetição do Nome Divino, tendo uma cota regular de repetições por dia, e um certo número de horas gastas nisso.


Devi lutou com Bhandasura e suas forças demoníacas por nove dias e nove noites. Este Bhandasura teve um maravilhoso nascimento e vida. Quando o Senhor Siva queimou o Cupido (Kamadeva) como fogo do Seu terceiro olho, Sri Ganesha alegremente moldou uma figura com as cinzas, e o Senhor soprou vida destro dela. Este foi o terrível demônio Bhandasura. Ele engajou-se pessoalmente em grande penitencias, e por causa disso ele obteve uma benção do Senhor Siva. Com a ajuda desta benção, ele iniciou a perturbar os mundos. Por conseguinte, a Mãe Divina lutou com ele por nove dias e nove noites. (os demônios possuem uma força extraordinária durante a noite), e matou-o pela manhã do décimo dia, conhecido como Vijaya Dasami. O estudo de qualquer ciência é iniciado neste dia altamente auspicioso. Ele foi o dia em que Arjuna adorou Devi, antes de começar a batalha contra os Kauravas, no campo de Kurukshetra. Sri Rama adorou Durga na época de lugar com Ravana, evocando-A para ajudar na guerra. Estes dias foram os dias que precedem o dia Vijaya Dasami. Eles lutaram e receberam a vitória através da Sua graça. Nos dias de outrora, os reis costumavam responsabilizar-se por ambiciosas expedições no dia de Vijaya Dasami. Os reis que não iam a tais expedições costumavam ir para caçar na densa floresta. Em Rajputana, Índia, mesmo nesta data, as pessoas simulam algum ataque alguma forte em no dia de Vijaya Dasami. Este dia, portanto, tem muito a ver com a vida de Sri Rama. Em nenhum lugar da história do mundo poderemos encontrar um paralelo para o caráter de Sri Rama como homem, filho, irmão, marido, pai ou rei. Maharishi Valmiki exauriu toda a língua para descrever as glórias de Sri Rama. E, nós devemos celebrar corretamente o Dussera se nós fizermos esforços honestos para destruir o demônio do nosso ego, e irradiar paz e amor onde formos. Permita-se a todos decidirem tornarem-se homens de legítimo caráter. Permitam nos decidir e agir assim. A história de Sri Rama é conhecida em quase todas as partes do globo, e se nós seguirmos uma centésima parte dos Seus ensinamentos, nós teremos nossas vidas mais fragrantes do que rosas, e mais brilhantes do que o ouro!

As observações religiosas, adoração tradicional e o observar os tempos de comemoração possuem mais do que um significado. Aparte de se estar adorando o Divino comemora-se os comoventes movimentos na história, sendo alegóricos, quando interpretado pelo ponto de vista oculto; finalmente, estas comemorações são pontos profundamente significativos, e desvelam orientações para o individuo no seu caminho para a realizar Deus.
Exteriormente, os nove dias de adoração a Devi são a comemoração do triunfo. Estes nove dias de celebração são oferecidos para a Mãe para o Seu sucesso na luta com os formidáveis demônios conduzidos por Mahishasura. Mas, para o sincero aspirante espiritual, a particular divisão do Navaratri dentro de um grupo de três dias, para adorar os diferentes aspectos da Suprema Deusa, são muito sublimes, uma vez que a verdade prática desvela-se. Este é o seu aspecto cósmico, ele resume os estágios da evolução do homem em direção a Deus, do Jivahood (o estado de individualização), ao Shivahood (o estado de auto-realização). Nesta sua importância individual, ele mostra o curso que a sua prática espiritual deve ter.

Deixe-nos agora considerar como, nos primeiros três dias, a Mãe é adorada como supremo poder, e força, como a terrível Durga. A adoração para a Mãe Durga deve ser para destruir todas as suas impurezas, seus vícios, seus defeitos. Ela é para lutar e aniquilar na base as qualidades animalescas no aspirante espiritual, a baixa e diabólica natureza nele. Também, Ela é poder que protege a sua prática espiritual dos muitos perigos e armadilhas. Assim nos primeiros três dias, os quais marcam os primeiros estágios da destruição das impurezas, empenhe-se em arrancar pela raiz, com esforço e determinação, as más tendências da sua mente, fazendo isto parte da adoração do aspecto destrutivo da Mãe.

Om Tat Sat


O festival de Durga Puja é observado duas vezes ao ano, no mês de Chaitra e no Aswayuja. Este último por nove dias, em homenagem as nove manifestações de Durga. Durante o Navaratri ? a palavra significa ?nove noites?, os devotos de Durga observam jejum. O Brahmanas são alimentados, e orações são oferecidas para a proteção da saúde e propriedades.
No início do verão, e no início do inverno, a duas conjunções importantes de clima bem como de influência solar. Estes dois períodos são tidos como oportunidades sagradas para a adoração a Mãe divina. Eles são, respectivamente, Rama-Navaratri em Chaitra ? Abril-Maio, e no Durga-Navaratri, em Aswayuja, Setembro-Outubro. Os corpos e mentes das pessoas experimentam uma considerável mudança em virtude das mudanças da natureza. Sri Rama é adorado na ocasião do Ramnavmi, e a Mãe Divina durante o Navaratri.
O Durga puja é celebrado em várias regiões da Índia, em diferentes estilos. Mas a meta básica destas celebrações é concilar Shakti, a Deusa no Seu aspecto de poder, para entregar às pessoas riqueza, auspiciosidade, prospetidade, conhecimento (tanto o sagrado como o secular), e todos os outros poderes potentes. Qualquer que seja um pedido particular ou especial que cada um possa colocar diante da Deusa, qualquer que seja o favor que alguém peça para Ela, e alguém pensa por detrás de todas as conciliações, adora e liga-se com Ela. Não há outro propósito. Isto será efetuado de modo consciente ou inconsciente. Cada um é abençoado com Sua amável misericórdia, e será protegido por Ela.
O Durga puja inicia no primeiro e encerra no décimo dia da luz minguante, de Aswayuja, entre Setembro e Outubro. Este dia é referenciado como a comemoração da vitória de Durga sobre Mahishasura, o demônio com cabeça de búfalo. Na Bengala, a imagem de Durga é adorada por nove dias, e, então, a Deidade é levada para o rio. O décimo dia é chamado de Vijaya Dasami ou Dussera (o décimo dia). Uma procissão com a Sua imagem tem lugar ao longo das ruas dos vilarejos e cidades.
A Mãe de Durga (que é a esposa do Rei dos Himalayas), desejou ver Sua filha. Durga teve a permissão do Senhor Siva para ir ver a Sua amada mãe apenas por nove dias no ano. O festival de Durga Puja assinala esta breve visita e termina com o dia Vijaya Dasami, quando a Deusa Durga deixou a Sua mãe para retornar ao Monte Kailas. Esta é a visão de alguns devotos de Durga.

A adoração de Devi, a Mãe Universal, leva ao alcance do conhecimento do Ser. A história do Kena Upanishad, conhecida como ?Yaksha Prasna?, mantém esta visão. Ela nos diz que Uma, a Mãe Divina, ensinou a Verdade para os deuses. A Deusa Shakti assim distribuiu a sabedoria para Seus devotos.

Om Tat Sat

Toda a pesquisa acima foi realizada no site: www.sivananda.org.br





Dias (três primeiros dias) ? Divina Durga

Maha Durga (a grande Durga) é a Shakti (energia feminina ou consorte) do Senhor Shiva, aquele que corresponde ao terceiro aspecto da Trimurti (Trindade Hindu) e representa os aspecto Destruidor/Transformador de Deus. Sendo assim, ela manifesta o poder destruidor de Shiva, que é a característica da Guna (qualidade) tamásica, representada pela cor preta.

Durga vence a escuridão, destruindo a ignorância para que a transformação possa ocorrer. Aquela que remove os obstáculos

108 Gayatri / Om Dum Dhurge Namaha


Dias (quarto ou sexto dia) ? Divina Lakshimi

MahaLakshmi (a grande Lakshmi) ou Sri Lakshmi (literalmente, "marca"), é a Devi que corresponde ao Senhor Vishnu, o aspecto Preservador/Conservador da Trimurti. Como sua Shakti (energia feminina), ela representa a qualidade rajásica (atividade), necessária para garantir a preservação da Criação.

Lakshmi simboliza o poder do pensamento purificado e é a encarnação do amor e da misericórdia, por isso, o órgão que a representa é o coração e sua cor é o vermelho. Aquela que promove prosperidade.

108 Gayatri / Om Srim Maha Lakshimyei Namaha


Dias (sexto ao nono dia) ? Divina Saraswati

Sarasvati (literalmente, ?aquela que flui?) é a consorte do Senhor Brahma, o aspecto Criador da trindade hindu. Como sua Shakti, ela simboliza as qualidades satvicas (equilíbrio ? pureza), necessárias à Sabedoria. Por isso, ela é representada pela cor branca. Sarasvati também simboliza a boca e a pureza da fala (que confere poder à palavra proferida).

Sarasvati é considerada a Deusa das Ciências, das artes e da Sabedoria.

108 Gayatri / Om Aim Namaha Saraswatyai


Dia 23 ? Décimo Dia - Vijaya Dasami ou Dia da Vitória ? Yoga Devi

O ponto culminante do Festival acontece no décimo dia, conhecido como Vijaya Dasami (Dia da Vitória). Ele indica que o êxito da Realização é possível para todo aquele que verdadeiramente se dispõe a enfrentar e destruir a escuridão da ignorância, na qual o homem comum se encontra imerso.

108 Gayatri / Om Hrim Yogadeviaya Namaha

http://www.suddha.net/pujas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário