sábado, 2 de janeiro de 2010

Eco-Xamanismo e Momento Atual por Leo ARtese


Xamãs, aprendizes, colaboradores e simpatizantes do Xamanismo,

Alguns poderão ficar melindrados por estar "misturando estações" ou seja, misturando as tribos, mas achei muito oportuna a mensagem do Léo Artése, e sua preocupação no acompanhamento da reunião em Copenhagem sobre os efeitos do aquecimento global em nosso Planeta Terra, nossa Pachamama.

Mas acredito que agora somos todos um. Todos querendo evoluir e elevar a energia dos povos para que a nossa Grande Mãe sobreviva. E, nesse momento, onde tantos evocam, congregam e professam um mesmo ideal, devemos ser uma só voz, uma só oração para que nossas preces cheguem àqueles que manipulam, os que acham serem os poderosos "donos" dos continentes.

Há alguns dias, ouvi uma palestra do ecologista (atualmente "está" deputado) Fernando Gabeira, que, como a cientista citada no texto, disse que o mal que já fizemos ao nosso planeta não será totalmente reversível mesmo que se consiga uma taxa zero de emissão de CO2. Porém, se tomarmos uma atitude AGORA, ainda haverá condições de se reverterem as piores previsões. Para tanto, é preciso que cada um de nós mude paradigmas que já estão cristalizados coletivamente (citou o banho de três minutos, proposto por Hugo Chaves, independente de posicionamentos políticos). Impossível? Jamais! Sendo os únicos seres dotados de pensamentos dentre todas as outras formas de vida do planeta, temos, no mínimo, a obrigação de tomarmos atitudes mais conscientes, nos responsabilizando por todo e qualquer dano à atmosfera das atuais e futuras gerações.

Se cada um de nós fizermos a nossa parte, ou seja, utilizarmos racional e comedidamente toda e qualquer forma de sustentabilidade, por certo estaremos contribuindo de forma objetiva e concreta para o futuro da humanidade. E, nesse futuro também devemos nos incluir. Atuais pesquisas mostram que a nossa geração chegará aos 100 anos! Particularmente, ainda estou no meio da minha caminhada. Então, como eu, talvez vocês também parem e reflitam sobre que tipo de solo que desejam pisar; que ar será melhor respirar; até mesmo quais as plantas e os animais que ainda pretendem ver; além do calor, do frio, dos ventos que querem saudar...

Estamos todos celebrando o final do ano de 2009, com festas, presentes e muita alegria. É hora também de fazermos um balanço dos acertos e erros cometidos até então para, enfim, entrarmos em 2010 com a certeza de que poderemos celebrar 2060!

Eu sou Liz, Mulher Flor Única da Floresta Densa do Clã do Coiote, e disse.


Saudações,

Acompanhando o que acontece na COP 15, quero expressar minha profunda preocupação com o futuro. Primeiramente observei nos discursos uma preocupação com algo que está "realmente sério" a ponto de provocar todo esse conflito. Deve estar pior do que é divulgado.

Nós, do xamanismo, devemos nos unir para proteger o Planeta , guerreando silenciosamente, através de preces e vibrações, procurando plantar uma semente de amor nos corações daqueles que não reconhecem sua Mãe, daqueles que lutam por um mundo ilusório, daqueles que não percebem as belezas da Criação. Sabemos que a melhor maneira de agradar o Criador, é respeitando, honrando, e preservando a sua Criação.

Vejo o xamanismo como a "Religião da Terra", pois resgata a relação sagrada do homem com o planeta. O resgate dos festivais sazonais (Solstícios e Equinócios), por exemplo, não marcam apenas a jornada do Sol, mas também os pontos críticos das estações, o ciclo agrícola, nossas emoções, hábitos. Essas "Forças Verdadeiras”, acessadas desde o princípio na história espiritual da Terra, são resgatadas através dos séculos e podemos senti-las atuando em todos os momentos. Vejo a possibilidade de um futuro com as estações totalmente alteradas.

Segundo a cientista norte-americana Susan Solomon: O aquecimento global é "irreversível" e nem mil anos serão suficientes para apagar aquilo que a humanidade tem feito ao planeta.

A pesquisa aponta que o aquecimento global tem sido travado pelos oceanos, pois a água absorve muita energia para aquecer. Mas, o tempo passando e a água dos oceanos irão manter o planeta mais quente, durante mais tempo. Para corrigir isso nem em décadas. Se a pesquisa estiver correta, estaremos testemunhando o desaparecimento de algumas ilhas e . As mudanças climáticas serão intensas, longas e violentas, com aumento de até 4 graus Celsius até o fim deste século.


Não se fala de um "fim do mundo, mas o aumento de temperatura trará impacto em tudo na nossa vida. Manifestações radicais da natureza, transtornos para a agricultura, diminuição da água, condições de vida muito precária para milhares de pessoas. Afetará de alguma forma o "mundo inteiro", inclusive a Amazônia com desaparecimento de uma parte substancial de nossas florestas. O semi-arido irá para árido, afetando o Nordeste brasileiro de forma impiedosa. No sudeste o aumento substancial das chuvas que já trazem grandes complicações...É serio!


Se a sociedade não mudar o consumo de energia o aumento da temperatura será ainda maior.


Os cientistas apontam para os próximos cem anos:


a morte de 80% dos recifes de coral
40 a 60 milhões de pessoas mais expostas a malária na Africa
milhões de pessoas morrerão por desnutrição
50 milhões de pessoas ameaçadas a ficarem sem água,

de 1 a 4 bilhões de pessoas enfrentando períodos sem água

queda da taxa de mortalidade em regiões de maior latitude
queda de 10% na produção de cereais na Africa,

10 bilhões de pessoas expostas a enchentes em regiões costeiras
de 15% a 40% das espécies vivas ameaçadas de extinção
elevação dos oceanos
seca no Sul da europa aumentando a cada 10 anos
e por ai vai...E agora?


Infelizmente, as grandes religiões não tem tempo para a ecologia espiritual,assim como a cultura e o modelo de pensamento consumista atuante.O homem foi negando seu relacionamento natural e as religiões se preocupam em exaltar crenças inspiradoras, preparam os fieis para uma vida melhor após esta, um mundo melhor, e com muito pouca exceção, lembram que a nossa Mãe Terra é o melhor lugar para vivermos as nossas vidas carnais, e o que fizermos hoje, irá comprometer a qualidade de vida para aqueles herdarão a Terra. As Grandes Religiões inspiram e apontam para uma vida eterna fora deste planeta e pouco se preocupam em honrar as realidades do espaço sagrado em que vivemos.
Muitos vivem, atualmente, com uma sensação de separação, de isolamento, um sentimento de que deva existir um sentido maior na vida. Os rituais xamânicos podem trazer a consciência de somos apenas um "microcosmo", de que somos parte de "algo maior", de que somos filho da Terra, parte de uma Terra Viva.


Podemos sentir a ligação profunda que a natureza tem com a vida nos tornarmos parte de uma comunidade global, alçamos o Vôo da Consciência em busca de novos horizontes, novas conquistas, de um novo ser, de uma nova vida. O início de uma vida pautada na sabedoria encontrada nas folhas, nos movimentos dos ventos, no poder transformador do fogo, nos espíritos ancestrais, na jornada da alma, na missão.





Várias tradições xamânicas esperam por um novo tempo que virá com o retorno dos antigos xamãs que reencarnariam em outros povos, com outra linguagem, com outra cor de pele, transmitindo a linguagem do Amor Universal, promovendo o reencontro do homem com o Sagrado, para que possamos todos juntos Caminhar na Beleza e na harmonia com cada ser vivo, caminhar em equilíbrio na nossa Mãe –Terra.

Procuro harmonizar-me com a Criação, para poder alcançar o Criador. Nós que praticamos o xamanismo, temos a responsabilidade de zelar pela Mãe – Terra e por todas as suas Crianças, temos a missão da cura planetária, tanto no tocante a qualidade ambiental, como energética e espiritual. Jamais poderemos ser absolutamente saudáveis se vivermos num Planeta doente, nunca teremos paz enquanto irmãos estiverem em guerra, não evoluiremos se não fizermos a parte que nos cabe.


Para praticar esse xamanismo, você pode ser de qualquer religião, ter a sua própria crença, pois a nossa ligação é com a vida. È a busca da realização do propósito de nossa alma. É resgatar a nossa relação com o sagrado. É a crença que a verdadeira magia está dentro de cada um. No poder que temos para transformar a nossa vida, para podermos viver mais no amor, na paz e na harmonia.O mapa do caminho é inspirado na sabedoria ancestral, no estudo dos talentos dos animais, das plantas, das histórias, das canções, das danças, das cerimônias.

Estamos diante do grande desafio de tecer teias que integrem a realidade ecológica , com nossas comunidades. A "Obra da Criação" perpetua-se através do homem. A cada dia estamos criando um Mundo Novo, através da cadeia de pensamentos, palavras e atos. O que estivermos fazendo à Terra, estaremos fazendo a nós mesmos e às gerações futuras. Respeitar a Terra é respeitar o seu Criador. Quando sentirmos a religação entre todas as coisas vivas e as que já passaram sobre a Terra, assim, compreenderemos que todas as histórias fazem parte da nossa história.


Tudo está conectado.

Quero finalmente, trazer a assência do que acredito :
Nós podemos criar um Novo Mundo !

Pensar assim é muito mais construtivo do que esperarmos e nos prepararmos para um fim. Somos filhos de um Deus Criador amoroso, um Grande Espírito, que nos ama. Somos “A Luz do Mundo”, e temos a oportunidade de melhorar nossa qualidade de vida e a de todos dessa aldeia global chamada Terra. Esse novo momento nos impulsiona a olhar dentro de nós mesmos, a aperfeiçoar nossa personalidade, repensarmos as virtudes humanas e a ética, a tornar a nossa vida mais simples para que possamos ser ao invés de parecer.

O Novo Xamanismo e a Nova Consciência inspira para que cultivemos relacionamentos amorosos, desenvolvamos nossa generosidade com o próximo, com o planeta e todas as suas criaturas. Que sejamos mais pacíficos, mais criativos, tenhamos mais compaixão, pratiquemos mais o perdão e agradeçamos mais nossas conquistas. Para uma Nova Consciência precisamos integrar nossa humanidade com a espiritualidade, aprendermos a viver em equilíbrio com nossos quatro aspectos : o mental, o espiritual, o físico e o emocional. Aprender a viver na compreensão que existe um Coletivo, existe uma Mente Universal e estamos todos interligados.

Acredito que uma grande solução para o futuro é o homem/mulher partir para pequenas comunidades auto-sustentáveis. A intenção de ter uma vida comunitária, quer seja com um pequeno grupo ou multidão, evoca a abertura para nossa consciência mostrar seus tesouros.Quando estamos juntos, temos uma capacidade muito maior de coletar jóias ocultas de nossas próprias vidas. Juntos é possível encarar mais honestamente e corajosamente o que devemos eliminar na nossa vida. Entretanto, a verdadeira caminhada começa dentro de nós mesmos, é uma jornada interior. Aprendemos com jornada da humanidade através dos tempos. Respeitar os velhos por sua sabedoria, os jovens pela força e renovação.


O xamanismo, ou neo-xamanismo é uma realidade, e tenho visto muitas pessoas obterem cura, transformações, evolução. É um movimento que cresce a cada dia no mundo todo. Agora que estamos no limiar das jornadas pelo espaço, das tecnologias, da realidade virtual e de um xamanismo universal, espero que essa corrente de consciência se expanda cada vez mais na linha da Luz, para que possamos influenciar na paz, os líderes e governantes desse Planeta.

E assim vamos prosseguir nossas vidas, na jornada da nossa alma, em direção aos nossos sonhos, e que o Grande Espírito nos abençoe.


Léo Artése

Nenhum comentário:

Postar um comentário